4.23.2010

João

João. Chamo-me João. Podem chamar-me assim, se quiserem. Não me importo. A maioria de voz não me conhece nem nunca me conhecerá para além do meu nome. Mas o que mostra um nome? Quase nada! Uma sonoridade, talvez, ou um simples mover de lábios que nos dirige o olhar, mas que não deixa de ser absurdo pelo que nada diz, e que, no entanto, se sente não poder ser outro, por hábito ou afeição. João, o nome que me calhou, que me esconde e me revela. Um nome sempre esconde e revela uma pessoa, é uma espécie de cartão de visita e livro fechado ao mesmo tempo, um atalho que só se descobre verdadeiramente sem pressa e com anos de caminho. O mundo ficou estranho e apressado, os nomes também. Tenho-me perguntado porquê. Lembro-me de tantas coisas, de tantos nomes. Nomes lentos que conheci verdadeiramente, onde nadei despido e onde depositei na mão a chave do meu próprio nome. João. Chego a lembrar-me de coisas que me esqueci. Coisas e nomes, que de repente, deixamos de ver. João, é o meu nome. Um nome que nada diz. Enquanto estiver por aqui podem chamar-me assim. Se eu soubesse o fim do meu nome, poderia contar-vos a história toda. Assim é apenas um nome. Mas um nome nunca é apenas um nome, pois não? Já não sei! Nunca percebi muito de nomes e agora apetece-me apenas fechar os olhos, assim, com muita força. Há nomes com muita força, mas isso também não interessa nada. Agora já sabem, chamo-me João. Apenas João.


Texto elaborado a partir de algumas frases
dum texto de Pedro Paixão [assinaladas a italico]
Dedicado ao meu avô, também ele João.
Alguém de quem nunca esqueci o nome.

5 comentários:

Anónimo disse...

João.. nome de origem bíblica, gosta de se manter de igual para igual, não se sente nem procura ser melhor ou pior do que ninguém, é uma pessoa de mente aberta.

Adoras ler, estudar e as viagens.. ;)
Possuis uma paixão invejavel pela vida.

E mais te posso dizer mas não aqui ;)

Um beijo.

Quase disse...

Prazer, João!
Eu sou a Ana
;)

Dry-Martini disse...

Doce veneno: um beijo

Quase: O prazer é todo meu xotora :)

XinXin

Pi disse...

o que diz um nome de uma pessoa? quase nada, muito pouco, ou tanto??? talvez seja até um pormenor e uma maneira de a pessoa e o nome irem ganhando forma na nossa maneira de o conhecermos...

joão é dos nomes que eu mais gosto. por isso o pus ao meu primeiro filho:)

beijo ,joão,
Pi,

Dry-Martini disse...

Um beijo menina Pi .)

XinXin

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin