12.01.2009

O gesto emoldurado

Para que serve a fotografia?
Para aprender a olhar

Fernando Lemos *



No Japão as crianças são ensinadas a fotografar primeiro e a escrever só depois. É muito diferente e revela outro tempo ver o mundo como quem fotografa.

A fotografia é sempre única. Aprisiona o momento e acaricia-o, dos olhos até à ponta dos dedos, dissipando, para sempre, o seu calor na memória. Eterniza-o. Eterniza o irrepetido, abraça luz e sombras, numa dança, algures entre o sono e a morte, mas repleta de vida.

A fotografia é a ferramenta que captura a beleza no seu estado mais puro e a revela lentamente, tirando-a da água como um peixe vivo, suspendendo o tempo por breves segundos luminosos até nos conseguir mostrar o seu sussurro, ficando depois, num gesto de bailarina, no movimento dos seus descansos.


Cada vez gosto mais de fotografia. Cada vez mais me chamam as suas histórias, caladas, por vezes ensurdecedoras.


* fotógrafo, poeta, pintor e desenhista Luso-Brasileiro, dos mais consagrados do movimento surrealista

3 comentários:

Leonor disse...

É a tal história de que uma imagem vale por mil palavras!
A fotografia tem esse poder, de dizer o que é óbvio e deixar espaço ao resto que podemos descortinar subjectivamente quando olhamos para ela.

Xin xin

P. disse...

Aprisiona o momento, concordo totalmente mas soa-me a um termo demasiado agressivo para algo que nos permite prolonga o momento, eterniza-lo até se possível, quem sabe...
A fotografia conserva-nos uma realidade com o toque pessoal de cada fotógrafo, de cada forma de olhar o mundo, guarda o presente para poder explica-lo ao futuro.
P.

Catarina Duarte disse...

As fotografias são o retrato dos nossos olhos... Por isso é que a existirem, têm de ser grandes, muito grandes!

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin