6.26.2009

Film Directors

Gosto muito de cinema, apesar de ultimamente não ver tanto como gostaria ou fazia noutros tempos. Uso, actualmente, mais o DVD, por manifesta falta de tempo [apesar de plenamente consciente de não ser a mesma coisa]. Tenho alguns filmes que já vi vezes sem conta. Alguns que faço questão de comprar. Outros que vi duas vezes seguidas no cinema.

Aqui há uns tempos, no seguimento de um desafio [impossível] de escolher o filme da minha vida, consegui [com extrema dificuldade] seleccionar quinze, escrevendo um pequeno texto sobre cada um deles. É-me muito difícil escolhe-los, pois gosto de muitos. Muitos me marcaram e continuam a marcar.

Mais fácil é, talvez, a escolha dos realizadores, de quem sou fiel seguidor [apesar de também não conseguir escolher apenas um]. Nomes que me acompanham há largos anos, outros mais recentes, mas que me lançam imediatamente a vontade de ir a correr ver os seus filmes. Nomes de quem admiro a obra, a sua evolução, a sua coerência ou fio condutor [alguns que com muita pena minha já partiram e a quem até já dediquei a minha modesta homenagem de agradecimento]. Assim, sem querer encurtar muito a lista e deixando de fora alguns, lembro-me dos seguintes:

Woody Allen | Pedro Almodóvar | Sidney Pollack | David Lynch | Roman Pollanski | Sam Mendes | Francis Ford Coppola | Sofia Coppola | Wim Wenders | Emir Kusturika | Sean Penn | Clint Eastwood | Alfred Hitchcock | Orson Wells | Tim Burton | David Cronenberg | Akira Kurosawa | Stanley Kubrick | Luc Besson

E os meninos e meninas? Têm algum favorito?

26 comentários:

PaT disse...

No meio de tantos, falta (na minha modesta opinião) apenas um, que me marcou em quase todos os filmes que vi dele: Quentin Tarantino!

annie disse...

Quase todos os que mencionaste. Acrescentaria talvez o Wes Anderson e o Gus Van Sant, e tenho a sensação que me estão a escapar alguns, mas sim, that's pretty much it :)

© disse...

posso fazer copy/paste?
:)

© disse...

e o tarrantino, não?
gosto muito
:)

Dry-Martini disse...

Pat e C...zinha: Também gosto do Quentin Tarantino mas menos (não de todos nem vou a correr) .)

XinXin

Leonor disse...

Os meus estão aí e só não faço copy/paste porque o Kusturika não é, assumidamente, um deles.
Dos restantes, ponho no top, sem qualquer sombra para dúvida, o Clint Eastwood, O Sean Penn, o Pedro Almodovar, a Sofia Coppola, o Roman Polanski e um que aí não tens, o Spielberg que é sempre um criador de realidades e fantasias... a lista de Schindler é um filme e tanto!

Afrika disse...

Pois, tens ali uma bela seleccao mas pra alem do ja mencionado Tarantino, gosto tb do Kieslowski, Rossellini, Fellini, Maria de Medeiros... e assim de repente nao me lembro de mais :( mas deve tar me a faltar um ou dois Portugueses ai pelo meio :P

Alexandra disse...

Favorito, sem dúvida, Pedro Almodóvar.
Hable con ella é um dos filmes da minha vida.
Embora não goste muito do Woody Allen, acho o Match Point magnifico.

Dry-Martini disse...

Mlee, acho a Lista de Schlinder um excelente filme mas o filme dele que mais gostei foi o Munique. O Kusturika não é dos favoritos mas gosto da sua loucura alucinante .)


Afrika minha .) Sabe o realizador, suponho :)

XinXin

Bruno S. disse...

Eu já estava pensando "e o Kubrick?", mas ele apareceu no final. Realmente são bons diretores. Pouco ou nada a acrescentar :)

Noiva Judia disse...

Faria quase um copy/paste, acrescentando o Quentin Tarantino.

Dry-Martini disse...

Alexandra,

O Hable con ella é um dos 15 filmes que escolhi .)

XinXin

Dry-Martini disse...

Bruno,

Um dos meus sem dúvida


Noiva,

Só gosto muito muito do Pulp, os outros nem tanto. Mas adoro as suas bandas sonoras .)


XinXin

Nirvana disse...

Nada a acrescentar!!

Miffy disse...

A Selecção é muito boa!!!

Gosto particularmente dos Copolla (pai e filha), do Kubrick, do Woody Allen e do Polansky.

Talvez acrescenta-se dois europeus:

Eric Romer e Ingmar Bergmam (este último sobretudo pelo Fanny & Alexander)- o Dry Martini gosta destes dois europeus?

PS: E também adoro os irmãos Cohen. Que acha?

Dry-Martini disse...

Miffy,

Esqueci-me dos manos Cohen e claro que gosto dos outros dois. Em sintonia, portanto .)

XinXin

Nikky disse...

Para mim falta Tarantino, irmãos Cohen e Alejandro Iñárritu. E não gosto do Sam Mendes nem do Eastwood. Eu e o cinema temos uma relação particular...

Dry-Martini disse...

Nikky,

Claro que faltam os manos Cohen o Alejandro. O Tarantino já não tanto aqui para os meus lados (exceptuando o Pulp Fiction). Fico contente em saber que não escolheste o cinema mudo :) Just Joking .)

XinXin

Andrómeda disse...

Subscrevo todos os apresentados e acrescento um esquecido por todos, se bem que me devo estar a esquecer de mais uns quantos. Imprescindível em qualquer lista, Charlie Chaplin :)

Andrómeda disse...

Ah! Imperdoável esquecer-me do Scorsese, um dos meus realizadores mais que perfeitos ;) E já agora atiro também o John Ford, antes que me lembre de mais uma dezena deles e fique para aqui até amanhã. Takeshi Kitano ... pronto, vou-me embora lol

Dry-Martini disse...

Carissima Watson, estou certo que terás muitos mais .)

XinXin

me. disse...

Posso?
Ainda acrescento um Luc Besson!

e sem pipocas por favor

me. disse...

Dry-M

Upss estava sem óculos , :D

Violet disse...

Jean-Pierre Jeunet . Um beijinho

A Respigadeira disse...

Confesso que ADORO "cinema clássico", "film noir" e "filmes mudos"... Mas também sou uma devoradora de Woody Allen, Pedro Almodóvar, Sidney Pollack, David Lynch, Roman Pollanski, Sam Mendes, Francis Ford Coppola, Tim Burton e do meu adorado Emir Kusturica.

Beijinhos

SF disse...

Falta-te o Lars von Trier... imperdoável, Mr. Dry!!!

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin