4.01.2009

Beyond

“É provável que coisas improváveis aconteçam”
[Aristóteles]


As pessoas são demasiadamente previsíveis. Mais grave. As pessoas desconfiam, quase sempre, das pessoas não previsíveis. Assustam-se. Refugiando-se naquele aconchego falsamente seguro. Cinzento. Nem quente nem frio. Indiferenciado. Que lhes permite ter a sensibilidade de tudo saberem, de tudo já terem vivido, de terem experimentado toda a desilusão, que tudo transforma em preto e branco. Numa certeza inabalável. Sem surpresa. Sufocando qualquer desvio da normalidade numa probabilidade infalível. As pessoas são tão previsíveis nas suas acções que agem demasiado racionalmente, mastigando tudo antes de agir, reagindo automaticamente de tanta habituação, de tanta retracção ou receio de quebrar as regras instaladas, ou o que os outros pensam. As pessoas são demasiadamente previsíveis. Eu, não sei porquê, sempre gostei mais das imprevistas.




“People just ain’t no good. I think that’s well understood”
[Nick Cave & The Bad Seeds ]


A melhor forma de avaliarmos uma pessoa é sob pressão. Sob pressão, uma pessoa fica despida, revelando, normalmente, a sua essência. Extravasando medos e inseguranças. Deixando escapar as imperfeições, as mais entranhadas virtudes, a maldade escondida ou a sensibilidade mais pura. A mais íntima e sincera maneira de ser vem à tona. Não há espaço para floreados. Não há espaço para teatrilidades. Não há espaço para metamorfoses ou para cirurgias estéticas. É nestes momentos que podemos avaliar mais precisamente as pessoas. No esticar de uma mão ou no salve-se quem puder. Inato, irreflectido, sem tempo para pensar.

16 comentários:

Miss Glitering disse...

Perfect!

*

Rosa disse...

Humm... Discordo :)
Acredito que, sob pressão, as pessoas não revelam a sua essência. Revelam apenas o que a pressão lhes permite revelar. E é normalmente pouco e falso.

Afrika disse...

"As pessoas são demasiadamente previsíveis."Ou então não!

Vanity disse...

Também gosto da ideia do abismo, de saltar sem pensar nas consequências. Confesso que a maturidade nos leva por vezes a dar dois passos atrás. Gosto da previsibilidade dos meus amigos, de saber que estão lá, das minhas várias âncoras que fui alimentando em momentos únicos com o passar do tempo. Esses quero-os previsiveis. Quero saber que com um telefonema correm para minha casa. Os demais tanto me faz a sua imprevisibilidade.

Bé David disse...

É bom saber que ainda se brinda por aqui... :)

Confessso que a previsibilidade é uma coisa cansativa, porque acontece a quase todos nós!
Mesmo aos inprevisíveis... há sempre algo que podemos (ou não) esperar deles... quanto mais não seja...algo imprevisível!

Sim, sim estou viva... como seria de esperar ;)

Xin Xin´s difusos**

me. disse...

Como é que por aqui já é Abril!?
É fruto do previsível tempo que se segue e que aqui se antecipa, o dia após dia que se marca ao compasso de cada instante do próprio tempo! ;)

Pepita Chocolate disse...

As pessoas podem ser desconfiadas, porque em algum momento, instante da vida tiveram motivo para isso. sairam magoadas. Não é fácil mudarem, quando a mágoa existiu e existirá sempre. Comonum espinho cravado na carne, que não sai, nunca!
Mas confesso que a impresibilidade pode ser algoi que saiba maravilhosamente bem!

Quanto à pressão, é com ela que as pessoas demostram o melhor e o pior de si. deixam a sua carapaça cair e mostram o que tantas vezes escondem.

Beijoca!

Dry-Martini disse...

Rosita

Discordo, podem não demonstrar tudo mas mostram muitas vezes a sua verdadeira essencia, que tantas vezes é moldada ou encenada.

Mas não acredito em verdades absolutas e em generalizações e percebo que tu com um sorriso desses não penses assim .)

XinXin

Dry-Martini disse...

Africa,

Gosto dessas "então não" .)

XinXin

Dry-Martini disse...

Vanity,

Os verdadeiros amigos sabem todas as nossas previbilidades e até adivinham algumas das imprevisibilidades. Não é esses que me refiro mas aos que tantas vezes deixam coisas boas passar ao lado por tanta previsibilidade .)

XinXin

Dry-Martini disse...

Menina Bé,

Bem vinda! Bem ressuscitada!

Um grande xinxin .)

Dry-Martini disse...

Me.

Não, não sou revolucionário. É mesmo um pouco de imprevisibilidade .P

XinXin

Dry-Martini disse...

Pepita,

Há formas de retirar espinhos, mesmo muito cravados. Aprendi isso com um porco espinho chamado Silva que vendia rosas e era Fakir :)

XinXin

A Respigadeira disse...

"A melhor forma de avaliarmos uma pessoa é sob pressão. Sob pressão, uma pessoa fica despida, revelando, normalmente, a sua essência."

Nem sempre! Sou uma pessoa, naturalmente, calma e pacifica. Mas quando ando sob pressão e me chateiam, viro uma verdadeiro Gremlin!

Beijinhos

Dry-Martini disse...

Clara,

Deixa lá, como Gremlin só poderás ter sérios problemas à luz ou à chuva .)

XinXin

T disse...

“É provável que coisas improváveis aconteçam”... quanto masi nãos eja porque o Pluto (o planeta) está retrógrado!

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin