2.04.2009

(Des)Tino

Eu devia ter confiado mais na intuição que me dizia que a parecença entre o meu (des)orientador e o Tino de Rãns deveria, de facto, querer dizer alguma coisa.


Pergunta da colega (curiosamente loira): Como posso traduzir o questionário original do investigador para ter a maior fiabilidade e sentido na nossa língua?

Pensamento para com os meus botões: Se não percebes inglês talvez fosse interessante, inscreveres-te num curso intensivo, recorrer a um dicionário ou pedir a alguém conhecido para te dar uma ajudinha. Mas concerteza que o Tino terá uma ideia melhor

Resposta do Tino (em tom triunfante de iluminado): A melhor maneira de traduzir um questionário original, enviado pelo investigador do estudo, seria utilizar uma metodologia reflectiva.

Pensamento para com os meus botões: Que bonito Tino! (metodologia reflectiva, conheço). Mas já agora explica lá à menina sff.

Tradução do Tino (cognomo: o iluminado): Traduzir da língua original para Português e depois de Português para a original. Se o resultado for idêntico a tradução está bem feita.

Pensamento para com os meus botões: Pois sim! Fantástico Tino! És o máximo!!! Mas sabes, apesar da tua sapiência desmesurada e metodologia científica inabalável, eu cá na minha humilde modéstia (mais pragmática), prefiro mais fazer as coisas bem logo à primeira. É que sabes Tino, prezo muito o meu tempinho.


É assim o (Des)Tino...

6 comentários:

Afrika disse...

Acho que nunca me tinha rido tanto com um dos teus post como o de hoje!

Esse teu orientado é mesmo uma pérola! Vê-se logo que não sabe o que é traduzir! Coitados dos tradutores se tivessem de fazer isso pra cada livro, artigo, filme, you name it! :S LOL LOL LOL LOL

Desde ja o meus mais sentidos pessames, pelo teu (des)orientador!

Sílvia disse...

O teu orientador deve ser um máximo.Se fosse comigo levava uma resposta do género: desenrasque-se mas aprenda inglês decentemente. Sim ajuda, ajuda mesmo muito...

bjo***

SF disse...

Depois das respectivas tradução e retroversão (sim, que eu tenho tempo de sobra), fiquei exausta! Não tenho condições para trabalhar. Vou mas é comprar um bilhete de ida para as Bahamas...

XinXin

Anónimo disse...

Ahahaha

Mas olhe, eu sou loira e tenho curso da Wall Street.... :P

Que belo orientador... sem dúvida. Beijo

najla disse...

Eheheheh....
E acham-se eles uns génios....

beijinhos

Sandrine disse...

Por amor aos deuses... essa criatura foi inventada!!!! Só pode!!!!

Jokinhas
s

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin