2.02.2009

Reflexos de vida

Há acontecimentos que mudam todos os acontecimentos até então vividos. Que nos retiram o chão, outrora sólido e firme. Transformando-o num gelo frágil, instável, pronto a quebrar em todas as direcções. Há acontecimentos que mudam a perspectiva. O paradigma.

Nunca absorvas a totalidade da verdade ou da mentira, pois o tempo se encarregará de as atraiçoar. Há coisas que nunca se hão-de compreender até se passar realmente por elas. Por mais que nos alertem. Por mais que as conheçamos a fundo. Há acontecimentos que têm a estranheza de mudarem a vida para sempre. De lhes trocar a direcção. Num breve momento, Por vezes imperceptível, naquele instante. Sem que nos apercebamos da sua real importância. Das suas consequências. Tantas vezes irrecuperáveis.

Há acontecimentos que simplesmente deveriam poder ser vividos uma segunda vez. Ou noutra altura. Onde tudo seria tão diferente. Com a consciência da primeira. Com a segurança do tempo. Com maior preparação. Com o poder de os podermos apagar ou voltar a escrever de novo. Com o poder de os podermos modificar. Há acontecimentos que parecem pré-definidos ou pré-destinados, outros completamente casuísticos. Ambos, tantas vezes, assustadoramente incontornáveis. Desprovidos de sentido, no "ter de ser" dos seus reflexos.

Desde quando a vida tem sentido? Desde quando controlamos o que quer que seja? Desde quando?

8 comentários:

Anónimo disse...

Desde nunca... simplesmente não controlamos o que quer que seja e quando estamos convencidos disso, mais tarde ou mais cedo, acabamos por apanhar um grande estalo.
É a imprevisibilidade da vida. Nem sempre traz surpresas agradáveis, mas talvez seja o que nos faz sentir «vivos». Não sei se acredito no destino, mas às vezes dou por mim a pensar que «o que tem de ser tem muita força» (como se costuma dizer), mesmo quando desprovido de sentido...
;)

Leonor disse...

Desde nunca and that's why ... life is highway, I want to ride it all night long ...
Siu forte adepta da ideia de que atrás de um momento desses há-de aparecer outro e eu, que já aprendi a lição, vou estar mais atenta e saber goza-lo melhor.

xin xin

© disse...

a vida tem sentido. e nós não a controlamos. se a pudessemos controlar teria sentido? acho que não.
:)

'há acontecimentos que simplesmente deveriam poder ser vividos uma segunda vez...' tão bom que era..... ;)

Daniel C.da Silva disse...

subscreveo a forma e o conteúdo...

dá vontade de te ler... :) mais...

SF disse...

Compra lá uma garrafa de um bom tinho e 'bora lá dissecar o assunto, que muito me apraz...

XinXin

T disse...

Espero que não tenha sido nada irremediável.

Quase disse...

"há acontecimentos que simplesmente deveriam poder ser vividos uma segunda vez..."

E às vezes a tentação de os viver é tão desmedidamente grande.....que o difícil é resistir-lhe....

Pearl disse...

Desde nunca a sensação de controlo que temos é falsa...

beijinho

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin