1.13.2009

Equívoco

Não a via há uns dez anos. É incrível como o tempo passa e faz questão de escolher alguns momentos para o lembrar. Cruzaram-se, por mero acaso, numa manhã fria mas solarenga. Ambos a correr mas por motivos diferentes: Ela, atrasada, para algo que não perguntara, ele, sem pressa alguma a preparar-se para fazer jogging. Tinha sido a sua primeira grande paixão. A primeira. E ele a dela. Muito jovens. Jovens demais.

Estava diferente: Pele cansada, um pouco mais forte, com um olhar menos perturbante, mas com a mesma voz rouca e sensual. Soubera-a casada, mas não com filhos - um com o seu nome, por acaso.

Não conversaram muito mais: as banalidades entediantes do costume. Respondia-lhe telegraficamente e estava mais interessado em saber qual seria a próxima pergunta. Finalmente, disse-lhe que estava com pressa para um compromisso e pediu o seu telemóvel para lhe ligar depois. Partiu como um equívoco. Como o equívoco daquele encontro.

Durante o jogging vieram-lhe alguns momentos seus, envoltos na música que ouvia: o seu ar de terror a ser praxada a seu lado na faculdade, as idas ao bairro alto e ao incógnito, de que tanto gostava, as tardes de praia no Guincho ou na Ericeira, o seu husqui com ciúmes a querer ferrar-lhe o dente (nunca soubera porque mudara o seu comportamento de um momento para outro – um chuto certeiro – remédio santo), a sua monumental bebedeira, em Vilamoura, quando perdeu a S. no acidente de carro, descarregando sobre tudo e todos (tempo demais), até nos seus braços (não se calando um segundo), depositando-a na cama (dizendo coisas já sem nexo mas ainda assim sem se calar), então sim, com uma resposta, virando-lhe costas. O tempo adiado que sempre souberam inevitável desde o primeiro momento. A primeira coisa que lhe ocorrera quando a vira. A primeira coisa que lhe dissera. A última palavra trocada.

É estranho como tantos momentos se apagam no tempo. Tanto tempo. Tempo demais.

Apagou o seu número no final da corrida. Apesar de ter gostado de os rever. Tinha sérias dúvidas se lhe tentaria ligar mas não a atenderia. Talvez em memória desses momentos ressuscitados. Preferia guardá-los assim, mesmo que com tantos anos. Mesmo que vindos à tona assim. Tão equivocados.

6 comentários:

SF disse...

Hummm... muito havia a dizer sobre isto. Melhor não me alongar muito mais, outra vez. Mas muito havia a dizer. Ah! Se havia...

XinXin

Afrika disse...

Nunca se volta a onde já se foi feliz ! Certas coisas so ficam bem no passado...

Ja agora obg pelas cerejas :D

Rosa disse...

Há recordações que, remexidas, azedam.

Dry-Martini disse...

Sónita,

E eu que estava a gostar dos alongamentos :)

XinXin

Dry-Martini disse...

Afrika

Reviver o passado em Brideshead é uma série muito british mas está longe do nosso Out of Africa .)

XinXin

Dry-Martini disse...

Menina Rosa,

É por isso que deve ser sempre agitado e nunca mexido. Estás a ver .)

XinXin

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin