10.15.2008

Reinventar a Democracia

Vivemos numa sociedade profundamente sectária, individualista, cada vez menos educada e tolerante, sem valores ou ideais, preconceituosa, mesquinha, xenófoba, amorfa, gorda, de meras aparências, medíocre, invejosa, demagoga, com muitas opiniões e pouco fundamento, com escassas responsabilidades e deveres. Tudo sob a capa da pretensa democracia. Quer-me parecer, no entanto, que também ela entrou em rota de colisão, tendendo para um possível colapso e para a necessidade, dela própria, se repensar.


Convido, a título de desafio, algumas das minhas ilustres leitoras, abaixo indicadas, a formar um governo (provisório e totalmente feminino) e a elaborar um escrito (mais sério ou irónico) sobre um novo regime político. Fica a sugestão das seguintes pastas, mas têm total liberdade para as mudar e para proporem qualquer outra ideia ou organização. O convite é extenso a qualquer participante que se queira aventurar mas alerta-se que não existem mais "tachos" e as pastas estão por certo muito bem entregues...

M&M e Mlee (Ministras da Justiça e Reintegração Social);
Andrómeda e Rosa (Ministras da Tecnologia, Ciência e Inovação);
Sofia Dias Assim e Lilaz (Ministras da Educação, Humanismo e Conhecimento);
Ariana Luna e Joaninha ou Libelinha (Ministras da Cultura);
Nikky e Lover (Ministras da Equidade e Solidariedade Social);
Noiva Judia (Super-Ministra da Economia e Finanças);
Diabo no Corpo e Doce Veneno (Ministras da Saúde);
Pearl e SF (Ministras do ambiente e recursos naturais)


E agora deixo-vos em paz. Ide. Ide trabalhar :)

16 comentários:

Leonor disse...

Adoro a distribuição das pastas ... hahahaha!
Count me in.
Isto é para ser coisa séria? ou podemos apresentar linhas programáticas, ocasionalmente, movidas por esse motor imparável chamado humor, hein?

Beijuka

Dry-Martini disse...

Mlee,

As pastas foram cuidadosamente e carinhosamente distribuidas .)

Pode ser sério ou humurado, fica à tua inteira vontade - e responsabilidade, lá está :) -

XinXin

Freya disse...

logo eu que detesto política. mas vá, pasta da saude não me parece muito mal... e até dá para fugir ao tema um bocadito. he he he
e isto pode ser "trabalho de grupo"?? adoro a minha parceira! :D aposto que nos vamos divertir à grande.

Gisela FFale disse...

ora beim...isto é o que chamo do verdadeiro desafio!!!
mais que a política nunca foi o meu forte...contudo, agradeço o seu carinhoso convite, (in)felizmente a falta de tempo anda no expoente máximo, devido muito em parte à crise económica que atravessamos...a pasta que me foi atribuída é seguramente das que mais me preocupa e das poucas (senão a única) que me atreveria a trabalhar...vou fazer um esforço para estar à altura, mas não posso prometer aquilo que não sei se poderei cumprir(o que me parece à partida um bom começo)...quanto à colega Ministra Nikki, se pretender um trabalho em conjunto poderá contactar-me para o meu e-mail, fica em todo o caso o meu voto de confiança para um excelente trabalho!;)

Obrigada Mr. Martini Man Xin-Xin

Dry-Martini disse...

Diaba,

Nada disso... aqui não há trabalhos de grupo (quer ver que passa para secretária de estado). Pode trocar impressões com a parceira mas o resultado tem de ser individual .) Estou certo que uma Diaba é capaz disso e muito mais...

XinXin

Dry-Martini disse...

Menina Lover,

Claro que a pasta foi prepositada e é sempre uma maneira de se vingar na crise (e na sua consequente falta de tempo). Estou certo que parceira Nikky não poderia ser melhor parceira mas quero trabalhos individuais. Apenas agrupei em grupos de 2 por questões de contenção. lol

E é também justo para a Noiva Judia que está sózinha com uma das pastas mais quentes (mas como está de viagem acho que ela vai aceitar) :)

XinXin

Dry-Martini disse...

Menina Andrómeda,

Diferido. Não aceito uma recusa de si. Quer ver que tenho de recorrer ao Mariano Gago? :)

XinXin

Rosa disse...

É que não consigo imaginar duas coisas em que eu seja mais naba do que ciências e tecnologia... Eu é mais letras!

Dry-Martini disse...

Rosita,

Foi por causa dos carros e para a tentar ajudar com os números :)
Mas pode sempre participar com outra ideia. Liberdade total .)

XinXin

Dry-Martini disse...

Para fazer a vontade à Rosa no jantar de conselho de ministros será servida uma sopa de letras :)

XinXin

Lilazdavioleta disse...

Como sou figadalmente contra á chamada política exercída e mais ainda contra qualquer tipo de poder ... agradeço, sensibilizada,mas declino o convite.

Dry-Martini disse...

Lilaz,

Mas foi exactamente por isso que a convidei. Espero que reconcidere .)

XinXin

Maria Manuela disse...

Olha eu não preciso de grandes manifestos. Vou deixar a justiça e agarrar a Reinserção Social. Nessa área estabelecia duas ou 3 medidas: maior fiscalização (num trabalho conjunto entre Finaças e Segurança Social) por forma a contrariar a atribuição de apoios a quem apresenta sinais exteriores de riqueza.

2. Maior firmeza na aplicação da lei designadamente junto dos arrendatários do Estado (que em regra são municipais). Lei de actualização dos valores de renda, lei que regula o PER e Contrato de arrendamento em regime especial e7ou social.

3.Reforço no apoio à infância e à terceira idade, Criação de infra estruturas integradas (por exemplo: se se vai criar de raiz o Hospital de todos os Santos, porque não criar adjacente um centro de cuidados específicos para a terceira idade?!)

bem e podia estar nisto a noite toda, mas não vai dar.

beijos

SF disse...

Mas que raios, Dry!

Polítiquices... uma coisa que me passa ao lado, garantidamente. Ambiente e Recursos Naturais???!!! Mas o que é isto? Eu nem sequer sei fazer reciclagem como deve ser... isto foi uma rasteira, não foi?
Mas ok... dá-me tempo. Dá-me tempo, que eu chego lá!

E obrigada pelo convite. Quanta lisonja, confesso! :)

Xin Xin 2U

Noiva Judia disse...

Logo vi, o guito tinha de calhar à Judia, não é? Eu que resolva a crise...

Dry-Martini disse...

Noiva,

É que para além de inteligentes os judeus são muito forretas :)

XinXin

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin