8.28.2008

Valeu?

- “Oi! Estava mesmo à tua espera! É só um tirinho! Valeu?”
Desculpe? “Oi”? “à tua”? “tirinho”? “valeu”? Estarei em Ipanema ou em Copacabana? Não, parece que estou mesmo em Lisboa!
É nestas alturas que (queiram desculpar) assentaria como uma luva o uso de uma arma de fogo (silenciosa, note-se, nada de grandes estardalhaços, que prezo bastante o silêncio) para, depois do referido “tirinho”, poder retribuir convenientemente o cumprimento com um ligeiro baixar de cabeça e um saudoso “à tua”. “Valeu”.


PS: Não tenho nada contra brasileiros mas já me faz um bocadinho de espécie que certos estabelecimentos não tenham nenhuma preocupação na forma de atendimento dos seus clientes. Mas provavelmente é defeito meu.

7 comentários:

@me@@@ disse...

Olha aqui está um tema que me irrita solenemente... se há coisa que não suporto é entrar num estabelecimento e ser atendida com um "Oi" olhar para o lado e não ver um único Português... o serviço na maioria das vezes é péssimo e sobretudo é lento...

Sou também obrigada a reconhecer que existem bons profissionais brasileiros, mas por serem tão poucos são uma raridade...

e podia continuar aqui a falar duma forma mais aberta, mas não quero ferir susceptilidades... ainda levo um processo por ser xenofoba

Nikky disse...

O defeito é pelo menos meu também... Mau atendimento em sítios de que gosto é uma péssima combinação... ;)

Noiva Judia disse...

Já somos três a partilhar o defeito. Acho que aqui aplica-se a máxima de: "o que é demais, enjoa." Costuma-se dizer que os brasileiros são mais simpáticos no atendimento, mas o facto de muitas das veze snão perceberem nada do que nós pedimos, deixa muito a desejar acerca do serviço.

Andrómeda disse...

Partilho as queixas.
Se há coisa que abomino, é ouvir esse abominável "oi" (até me custa escrevê-lo) em "minha casa".
Não sou xenófoba, mas, preto no branco, estou FARTA DE BRASILEIRADA CHUNGOSA EM PORTUGAL!!! pronto..fuiuuu! já desabafei ...
@me@@@,não se preocupe, eu partilho as despesas do processo consigo.

Dry-Martini disse...

lol. Quando me sentir mais constrangido já sei a quem recorrer .)

XinXin

Lilazdavioleta disse...

Boa noite.
Não estou em defesa de qualquer etnia.
Até porque, estou aqui de passagem,não me sinto ligada a qualquer uma.
Mas todas as queixas apresentadas,
também as tenho em relação aos que chamo de conterrâneos.
Mudando "oi" e outros termos, por vezes, para pior .
Nada disto tem a ver com paternalismo, mas sim com uma certa injustiça. Lembrando da emigração dos portugueses.
Desculpem se feri susceptibilidades
nacionalistas, mas repito, eu estou aqui, apenas de passagem.
E não são os Brasileiros ou outros
qaisquer que têm que mudar ... somos todos.

Dry-Martini disse...

Minha cara Lilaz,

De facto tem razão. Os factos relatados são, infelizmente, uma questão multicultural, que estravazam qualquer etnia.

Acredite que nada tenho contra os Brasileiros ou qualquer outra etnia (tal como a Lilaz) e, na maioria dos casos, critico:

1. Mais os estabelecimentos em causa que os próprios (por falta de formação e por recrutarem normalmente apenas pelo factor baixo custo).

2. Os clientes que muitas vezes consentem e não reclamam.

Tenho plena consciência da realidade Portuguesa quanto à emigração mas sei também distinguir e dar valor a humildade e educação.

Não feriu qualquer susceptibilidade, até porque este espaço é plurial e aberto a todas as críticas. Espero apenas que tenha interpretado bem o que quiz dizer e que venha as vezes que quizer, mesmo que de passagem.

XinXin

Assíduos do shaker

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