5.07.2008

Pequenas diferenças

Espanha incentiva a requalificação imobiliária como desígnio estratégico, apenas permitindo construção de raíz por demolição e substituição de imóveis velhos ou incentivando a requalificação dos mesmos. Portugal altera o PDM, corta sobreiros e brinca à especulação imobiliária para construir desordenadamente e selvaticamente fazendo vénias subservientes ao lóbi do betão para onde transitam (escandalosamente) os ex-ministros das obras públicas.

Espanha tem um governo de 17 elementos (9 mulheres e 8 homens), das quais uma ministra (curiosamente grávida) numa área tipicamente masculina como a defesa dando claros sinais à sociedade civil. Portugal possui um governo abastado de 16 elementos (2 mulheres e 14 homens) e afirma (não pondo em prática) a importância de aumentar o peso das mulheres na vida política.

Espanha aponta como desígnios estratégicos de desenvolvimento: a requalificação e ordenamento do território (acima referido), o combate das desigualdades sociais e o desenvolvimento e incentivo às energias renováveis. Aponta e faz (aposto que se verão resultados). Alguém sabe ao certo apontar um único projecto nacional que mobilize a sociedade civil e em que se acredite verdadeiramente na sua implementação e valência?

São, de facto pequeníssimas diferenças. Pormenores quase imperceptíveis. Escolhidos apenas pela proximidade geográfica. Não há, assim, a necessidade de afinar a bitola com o Norte da Europa pois faria aumentar um pouquinho (ligeiramente, lá está) a dimensão das tais pequenas diferenças.

Sem comentários:

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin