9.16.2007

Filmes 14

Um thriller enigmático. A sensação de desolação e loucura numa espécie de solidão que exprime um estado interior. A assustadora vingança da natureza sobre o Homem, servida num suspense perfeito, quase sádico.


A história inicia-se numa loja de animais onde uma bela mulher, rica e sedutora, ao sentir-se atraída por um homem, decide comprar um casal de pássaros para lhe fazer uma surpresa. Oferecendo-os, mais tarde, na sua terra natal - Boodega Bay.

Uma vez chegada a essa pequena e pacata localidade é estranhamente atacada por uma gaivota. Seguem-se inexplicáveis e sucessivos ataques de pássaros aos habitantes locais. Ninguém sabe o porquê de tal fenómeno. Fica no ar uma multiplicidade de suposições, desde uma possível manifestação sobrenatural sobre o pecado cometido a uma irónica inversão dos papéis predador/presa, com as aves comandando o ser humano remetido para a gaiola.

No fim, o aguardado e tradicional “The End” não surge no ecrã, deixando a dúvida incómoda da luta entre o animal e o Homem, entre o racional e o irracional, entre a ordem e o caos.


The Birds, Alfred Hitchcock, 1963

Sem comentários:

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin