8.16.2007

O Tejo corre no Tejo

Tu que passas por mim tão indiferente,
No teu correr vazio de sentido,
Na memória de seres lentamente,
Do mar para a nascente
És o curso do tempo já vivido.

Não, Tejo
Não és tu que em mim te vês,
- Sou eu que em ti me vejo!

Por isso, à tua beira se demora
Aquele que a saudade ainda trespassa,
Repetindo a lição, que não decora
De ser, aqui e agora,
Só um homem a olhar para o que passa.

(...)

Um voo desferido é uma gaivota
Não é o voo da tua imaginação
Gritos não são agoiros, são a lota.
Vá, não faças batota,
Deixa ficar as coisas onde estão...

(...)

Tejo desta canção, que o teu correr
Não seja o meu pretexto de saudade.
Saudades tenho, sim, mas de perder,
Sem as poder deter,
As águas vivas da realidade !

(...)


Alexandre O’Neill

Sem comentários:

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin