4.25.2007

Estado de direito

Torto estado, o estado de direito...
Deixando-nos em estado de choque com tal estado de impunidade, prepotência, injustiça. Como pode um país evoluir, atrair riqueza, reter os melhores, ter futuro, com tal nenúfar que nos vai sufocando.

Que ética jurista é esta onde os próprios se refugiam no sistema, sobrevalorizando técnica a conteúdo. Perdendo-se em labirintos processuais. Fazendo Everestes de papel e acorrentando o tempo a um peso, atirando ao mar.

Que corporativismo é este que não olha para países vizinhos, que não se envergonha em ter mais juízes por habitante e mais presos preventivos que toda a Europa. Que dorme descansado com bandos de processos a morrer. Fechados. Que coabita com justos pagando por pecadores impunes.

Que estado é este, sem visão ou ambição. Que não investe no vital e estratégico, que não ousa ou arrisca. Que deixa sair os melhores. Que não legisla, apenas distrai em oratória e retórica, tantas vezes apenas em benefício próprio.

E o povo? Que povo é este que se conforma com uma ignorância atroz para não dizer mais. No Egipto, as bibliotecas eram chamadas “Tesouro dos remédios da alma”.Era nelas que se curava a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.

Excepções, felizmente existem, cada vez menos, é facto. Mas algumas resistem, contra tudo e contra todos. Bem hajam os destemidos e sonhadores. Que tenham forças para contagiar muitos mais.

Educação e Justiça as grandes enfermidades deste país, torto. Torto estado, o estado de direito que apesar de tudo é livre, para dizer o que nos vai na alma...

2 comentários:

Lilazdavioleta disse...

Olá.!
Mas cada Povo tem o País que merece.
Há as excepções, mas isso, faz parte da regra.

Anónimo disse...

Que país é este que nem se vê a si Próprio...?
Sem dúvida....
Torto!
Bravo!
Pudéssemos nós todos só com a voz mudar o rumo de tão destino atroz...

Assíduos do shaker

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin