- Escrever não é falar
- Não? Qual é a diferença?
- É exactamente o oposto. Escrever é usar as palavras que se guardaram: se tu falares de mais, já não escreves, porque não te resta nada para dizer.
Anos mais tarde, já estava doente, voltei a lembrar-me desta nossa conversa. Tinha acabado de te escrever uma carta - mais uma, talvez a terceira - que nunca te cheguei a mandar e que destruí depois. E, escrevendo, poupei as coisas que gostaria de te ter dito e que gostaria que tivesses ouvido. Cheguei quase a convencer-me de que bastava escrever-te para tu me ouvires mesmo que nunca tenha chegado a pôr a carta no correio. Porque era tão sentido e tão magoado, tão distante, o que te dizia nessas cartas, que quase acreditei que tu não podias deixar de me ouvir.
Miguel Sousa Tavares
4 comentários:
Lindo... eu preciso tanto de escrever como de falar. Mas ultimamente realmente as palavras escritas têm outro impacto em mim... bjs
So true…
Esse senhor cativou-me com esse livro. Li-o devagar, saboreando, porque estava com pena de chegar ao fim. Agora deixaste-me com vontade de o ler novamente.
XinXin
Escrever ajuda-me a exorcizar o pensamento. Kisses
Eu entrego esse tipo de cartas a quem de direito, quando elas deixam de fazer sentido... É como se passasse o sofrimento a outro e não ao mesmo!
Enviar um comentário